quarta-feira, agosto 17, 2011

Confúcio!

Kung-Fu-Tse ou Kung-Fu-Tzu. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre,  filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Confúcio, viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo.
Aos quinze anos, resolveu dedicar suas energias em busca do aprendizado. Em vários estágios de sua vida empregou suas habilidades como pastor, vaqueiro, funcionário e guarda-livros. Aos dezenove anos se casou com uma jovem chamada Chi-Kuan. Apesar de se divorciar alguns anos depois, Confúcio teve um filho, K'ung Li.
A sua ideologia de organização da sociedade procurava também recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum.

Umas frases em especial de Confúcio (só quem vai vivendo e aprendendo pra levar um tapa de mão cheio com suas palavras)


Seis Virtudes que se Podem Tornar Defeitos.
Conheceis as seis virtudes e os seis defeitos nos quais pode cair aquele que quer praticar as seis virtudes sem conhecê-las bem?
O defeito daquele que quer ser benfeitor e não quis aprender a sê-lo, é a falta de discernimento;
O defeito daquele que ama a ciência e não ama o estudo, é o de cair em erro;
O defeito daquele que gosta de cumprir promessas e não aprendeu a fazê-las, é prejudicar os outros, prometendo-lhes e dando-lhes coisas nocivas;
O defeito daquele que ama a franqueza e não aprendeu a praticá-la é o de aconselhar a repreender muito livremente sem nenhuma consideração para com as pessoas;
O defeito daquele que gosta de mostrar coragem e não aprendeu a saber doseá-la é perturbar a ordem;
O defeito daquele que ama a firmeza de alma e não aprendeu a limitá-la é a temeridade.

Confúcio, in 'Os Anacletos'


Falta de Estudo Se um homem ama a honestidade e não ama o estudo, a sua falta será uma tendência para desperdiçar ou transtornar as coisas. Se um homem adora a simplicidade, mas não adora o estudo, a sua falta será puro prosseguimento na rotina. Se um homem aprecia a coragem, e não aprecia o estudo, a sua falta será turbulência ou violência. Se um homem elogia a decisão de carácter e não elogia o estudo, a sua falta será obstinação ou teimosa crença em si mesmo.

Confúcio, in 'A Sabedoria de Confúcio'

Tipos de Amizade Três tipos de amizade são vantajosos e três tipos de amizade são nocivos. A amizade com um homem que fala sem rodeios, a amizade com um homem sincero, a amizade com um homem de grande saber, esses três tipos de amizade são úteis. A amizade com um homem acostumado a enganar por uma falsa aparência de honestidade, a amizade com um homem hábil para adular, a amizade com um homem que fala bonito, esses três tipos de amizade são nocivos.

Confúcio, in 'A Sabedoria de Confúcio'

O Comportamento que Gera Influência Um homem sincero e verdadeiro nas suas palavras, prudente e circunspecto nas suas acções, terá influência, mesmo entre os bárbaros de centro e do norte. Um homem que não é nem sincero, nem verdadeiro nas suas palavras, nem prudente e circunspecto nas suas acções, terá alguma influência, mesmo numa cidade ou numa aldeia? Quando estiverdes em pé, imaginai essas quatro virtudes (a sinceridade, a veracidade, a prudência e a circunspecção) conservando-se perto de vós, diante dos vossos olhos. Quando estiverdes num carro, contemplai-as sentadas ao vosso lado. Desse modo, adquirireis influência.

Confúcio, in 'Os Anacletos'



Sou apreciadora de suas palavras, as quais me ajudam muito em tempos de crise! Imagino a cara que Confúcio devia ter, sempre sério e bravo! E pra ter tanta sabedoria, e viver o que prega, imagino o tanto que tenha se estressado, meditado e se doado, porque conviver com as pessoas, e estar no comando, não é pra qualquer um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário